UNYFLEX

Nova Licitação

Informações do Curso


curso técnico, em dinâmica de imersão, com foco no treinamento de servidores públicos, fornecendo a devida habilitação profissional.

Carga-horária 15 horas

Curso Master

+Tutorial Complementar ( 24h )

Habilidades

Com este curso, o aluno vai adquirir conhecimentos sobre o tema e seus desmembramentos, de maneira objetiva e prática, já que os professores possuem titulação e vivência na área. Reforçará a competência e desempenhará suas atividades com eficiência; crescerá na carreira, e contribuirá no combate às irregularidades e responsabilizações.


Marcelo Vrenna


Especialista em direito constitucional administrativo, Especialização em direito material e processual civil, especialista em direito eleitoral e político, doutorando em direito constitucional


Vitor Barretta


Advogado, sócio da Harger, Sandes & Rossi, escritório que conta com cerca de 50 colaboradores, pós graduando em Direito Administrativo e Direito Empresarial, Ex Procurador Geral de Município, Foi Presidente do Colégio de Procuradores da AMUNESC, ex Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Município e Observador Eleitoral pela Transparência Electoral en América Latina

Conteúdo Programático




Programação

  • 1

    Planejamento Preparatório das Licitações



    1 Governança (envolvimento dos níveis hierárquicos)
    2 Planejamento (o quê, para quê, quanto e como?)
    3 Eficiência (gestão por competência e preparação técnica)
    4 Mitigação de riscos (como evitar as falhas?)
    5 Transparência (para ampliar competição e permitir controle)
    6 Para correção de falhas (por erros recorrentes)
    7 Para Impedimento de responsabilizações (maioria é por falha técnica)
    8 Para Eliminação de prejuízos (sobrepreço, superfaturamento e inexecução)
    9 Para Facilitação dos Procedimentos (agilidade e desburocratização)
    10 Usando os novos paradigmas:
      a) Conversar com fornecedores (modalidade e procedimentos auxiliares)
      b) Contratar o Projetista (fornecedor do projeto pode participar da licitação)
      c) Proteção da boa-fé (defesa dos agentes públicos pela advocacia do órgão)
      d) Do presencial para o eletrônico (como regra geral, de uma vez por todas)

  • 2

    Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 01)



    1 ETP na Lei Licitatória 14.133/21
    2 Incidência das Instruções Normativas Federais nº 05/2017 e 40/2020
    3 Aplicabilidade e/ou dispensa do ETP
    4 Finalidade do ETP
    5 Objetivo do ETP
    6 Elementos Constitutivos do ETP:
      a) Necessidade da contratação
      b) Requisitos necessários
      c) Levantamento de mercado
      d) Descrição da solução como um todo
      e) Estimativa das quantidades
      f) Estimativa do valor da contratação
      g) Justificativas para o parcelamento ou não da solução
      h) Contratações correlatas e/ou interdependentes;
      i) Alinhamento entre a contratação e o planejamento
      j) Resultados pretendidos
      k) Providências a serem adotadas pela administração
      l) Impactos ambientais e respectivas medidas de tratamento;
      m) Viabilidade e razoabilidade da contratação

  • 3

    Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 02)



    1 Definição e especificação das necessidades e requisitos
    2 Estimativa da demanda – quantidade de bens e serviços
    3 Análise de soluções
    4 Identificação das soluções
    5 Análise comparativa de soluções
    6 Registro de soluções consideradas inviáveis
    7 Análise comparativa de custos (tco)
    8 Cálculo dos custos totais de propriedade
    9 Mapa comparativo dos cálculos totais de propriedade (tco)
    10 Descrição da solução de tic a ser contratada
    11 Estimativa de custo total da contratação
    12 Declaração de viabilidade da contratação
    13 Aprovação e assinatura

  • 4

    Termo de Referência



    1 Definição do objeto
    2 Orçamento detalhado
    3 Preços estimados
    4 Métodos
    5 Estratégias de suprimentos
    6 Cronograma
    7 Planejamentos iniciais
    8 Regras para a contratação de ME e EPP
    9 Critérios para o cumprimento do contrato
    10 Obrigações da contratada
    11 Gestão e fiscalização
    12 Marca e qualidade padrão do material aplicado no serviço
    13 As medições de cada serviço
    14 As condições de pagamentos
    15 Critérios para a entrega
    16 Ateste dos produtos e serviços
    17 Regras dos reajustes e repactuação
    18 Reequilíbrio econômico financeiro
    19 O processo de aplicação de sanções
    20 Aditivos contratuais

  • 5

    Plano de Contratações Anual



    1 Exigência do Plano de Contratações Anual(PCA) na Lei 14.133
    2 Apresentação de PCAs que servem como modelos
    3 Correções e alterações nos Planos de Contratações Anuais
    4 Prazo para Implantação do PCA
    3 Agentes envolvidos na elaboração e acompanhamento do PCA:
      a) Controle Interno
      b) Jurídico
      c) Solicitante
      d) Responsável pelos ETPs
      e) Formador do preço
      f) Compras
      g) Almoxarifado
      h) Contabilidade
      i) Financeiro
      j) Condutor do certame (Agente de Contratação, Pregoeiro e Comissão)
      k) Gestor do Órgão (homologador)
      l) Gestor e Fiscal do contrato
    5 Fornecimento de modelos
    6 Orientações para implantar o PCA local

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