UNYFLEX
curso técnico, em dinâmica de imersão, com foco no treinamento de servidores públicos, fornecendo a devida habilitação profissional.
Carga-horária 14 horas
Curso Projeto
+Tutorial Complementar ( )
Habilidades
Com este curso, o aluno vai adquirir conhecimentos sobre o tema e seus desmembramentos, de maneira objetiva e prática, já que os professores possuem titulação e vivência na área. Reforçará a competência e desempenhará suas atividades com eficiência; crescerá na carreira, e contribuirá no combate às irregularidades e responsabilizações.
Antonio de Oliveira
Ex-Diretor do Departamento de Contabilidade da Prefeitura do Município de Curitiba, cujo cargo exerceu de janeiro de 2003 a dezembro de 2016.
João Henrique Mildenberger
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000), especialista em Administração Pública pela Unibrasil (2002).
Especialista em Controladoria Interna pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004), experiência na área pública de 16 anos.
Rafael Azevedo Perich
Mestrando e bacharel em ciência política, pesquisador da linha de pesquisa em Elites Políticas com foco nos legislativos municipais. Tem como projeto de dissertação o “Legislativo e poder local: uma revisão sistemática em Ciência Política”. Utiliza de programas como Excel (avançado), Gephi, Minitab, Tableau, Microstrategy, Qlik, Nvivo e SPSS para demonstrar relações entre pautas apresentadas pelo legislativo/executivo e grupos de interesse, além de fazer análise de dados eleitorais e de municípios. Seu último artigo debateu a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Curitiba, fazendo uma relação entre o perfil dos delegados com as pautas apresentadas, quantificando o número de relações de cada setorial e cruzando com as pautas aprovadas.
1- Planejar é?
2- Por que planejar?
3- Categorias hierárquicas
4- Estratégia x tática
5- Ferramenta de trabalho
6- Instrumento de ajuda
7- Visualização do futuro
8- Processo contínuo
9- Formulação de objetivos
10- Cursos de ação
11- Meios aplicáveis
12- Apoio e participação
13- Planejamento Estratégico Situacional
14- Planejamento público nos Municípios:
a) Plano Diretor
b) Plano Plurianual
c) Lei de Diretrizes orçamentárias
d) Lei Orçamentária anual
e) Outros
15- Planejamento Setorial nos Municípios
16- Principais eixos temáticos:
a) Econômico
b) Social
c) Infraestrutura
d) Participação popular
e) Recursos humanos
17- Planejando a Gestão Municipal
1- Conceitual:
a) Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
b) Estrutura da LDO
c) Exigências legais e normativas
2- Conteúdo Obrigatório da LDO entre outros:
a) Equilíbrio entre receita e despesa
b) Critérios e forma de limitação de empenho
c) Reserva de contingência com base na receita corrente líquida
d) Relacionamento com o PPA de 2018 - 2021
e) Exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal
f) Modelo de Projeto de Lei e relatórios legais
3- Audiências Públicas:
a) Preparação e apresentação
b) Acompanhamento quadrimestral das metas estabelecidas na LDO
4- Anexo de riscos fiscais:
a) Riscos Fiscais
b) Contingência Passiva
c) Obrigações Fiscais
d) Conteúdo e Objetivo do Demonstrativo
5- Anexo de metas fiscais:
a) Metas Anuais
b) Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior
c) Metas Fiscais Atuais x Fixadas nos Três Exercícios Anteriores
d) Evolução do Patrimônio Líquido
e) Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos
f) Avaliação Financeira e Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores
g) Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita
h) Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado
1- LRF e a Lei Orçamentária Municipal
2- Receitas Públicas
3- Gastos Públicos
4- Metas Fiscais, Riscos Fiscais e Balanço Orçamentário
5- A unicidade contábil (executivo e legislativo)
6- Plano de Contas do TCE/PR
7- Resultado Primário e Resultado Nominal
8- Elaboração do Projeto de Lei
9- Conteúdo Mínimo da LOA
10- As Metas da LOA
11- A compatibilidade entre PPA – LDO – LOA
12- Audiências públicas: Principio da transferência administrativa
13- Metodologia de Elaboração da LOA e sua execução
14- LOA e as normas do Tribunal de Contas do Estado
1- O Trâmite do Projeto na Câmara Municipal:
a) Procedimento Legislativo (comum, sumário, especial)
b) Análise pelas comissões
c) Audiências públicas
d) Discussões em plenário
e) Turnos de aprovação
f) Sanção, promulgação e publicação
2- Emendas ao Projeto (o que pode e o que não pode)
2.1- Legitimados:
a) Comissões
b) Plenário
c) Vereador
d) Mesa
e) Prefeito
f) Iniciativa popular
2.2- Matérias e Limitações
a) Iniciativa privativa/exclusiva
b) Iniciativa concorrente
3- Procedimentos:
a) Rito de tramitação
b) Prazos
c) Preclusão
d) Turnos
4- Tipologia:
a) Emendas aditivas
b) Emendas modificativas
c) Emendas supressivas
d) Emendas substitutivas
e) Emendas aglutinativas
f) Substitutivo
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