Duração

12 meses

Carga Horária

480 horas

Investimento

até 24x

R$ 299 ,00

* Consulte condições para intensivo de 06 meses

Registro MEC

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MBA em Arquivologia e Gestão Documental no Município

O setor público é altamente burocrático e gerador de documentos. Por outro lado, a legislação o coloca como responsável pela guarda destes, tanto para uso próprio quanto para comprovar necessidades de terceiros. Portanto, indubitavelmente que a Administração Pública deva possuir bons métodos de proteção dos documentos em seu domínio. Além de uma gestão eficiente para protegê-los e localizá-los quando necessário for. Tanto pelas regras da Lei Federal 8.159/91, que definiu a política nacional de arquivos públicos, quanto pelas normativas de cada órgão governamental, a proteção, a identificação, localização e criterização para o fornecimento de documentos públicos, exigem que a Administração Pública possua uma eficiente gestão documental. Por isto, a importância da arquivologia. Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência na Arquivologia e Gestão Documental no Município, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na Gestão Pública, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos para a área e/ou outras correlatas.


Disciplinas


a) Origens e Estrutura do Estado
b) Fundamentos, Objetivos e Obrigações do Estado
c) Fundamentos, Princípios e Estrutura da Administração Pública
d) Estrutura do Sistema Político Brasileiro
e) Arrecadação Pública
f) Planejamento Orçamentário - PPP – LDO - LOA
g) Gestão de Recursos Financeiros - Administração de Gastos
h) Contabilidade Pública
i) Licitações e Contratos Administrativos

a) Planejamento Estratégico
b) Gestão de Projetos
c) Processos Decisórios
d) Gestão da Qualidade
e) Gestão de Pessoas
f) Regimes Previdenciários
g) Gestão da Educação (Fundos, Planos, Programas, Estatutos)
h) Gestão da Saúde (Fundos, Planos, Programas, Estatutos)
i) Gestão de Patrimônio e Materiais
j) Tecnologia da Informação
k) Comunicação Pública

a) Governança e Gestão Municipal
b) Noção de Legislação Municipal
c) Gestão estratégica da informação
d) Gestão de Custos e Resultados
e) Conceito de Arquivologia
f) Gestão de Documentos
g) Arquivismo
h) Gestão Digital
i) Compliance: Conceito, evolução e implantação
j) Controle Interno, Controle Externo e Controle Social
k) Transparência Pública
l) Direito dos usuários de serviços públicos
m) Ética Profissional
n) Poder e Importância das Normatizações

a) Infrações, Improbidade e Crimes
b) Processo Administrativo Disciplinar
c) Ação Civil Pública
d) Processo penal e os crimes contra a Administração Pública
e) Julgamento de Prefeitos e Vereador pela Câmara Municipal
f) Responsabilidade Civil por atos contra a Administração Pública
g) Responsabilização administrativa dos servidores públicos
h) Sindicâncias administrativas
i) Responsabilização de terceiros
j) Ressarcimento ao erário

a) Cidades para as Pessoas
b) Mobilidade Urbana
c) Cidades Inclusivas e Sustentáveis
d) Cidades com Igualdade Social
e) Cidades na Era Digital
f) Smart Cities e Cidades Inteligentes
g) Cidades Inclusivas, Resilientes e Seguras
h) Cidades com Governança