Controle Interno

6 Passos Obrigatórios

Data de Realização
24, 25, 26 e 27 de Novembro de 2020
Carga-Horária
15 horas
Matrícula:
R$ 2190,00
Data de Realização
24, 25, 26 e 27 de Novembro de 2020
Carga-Horária
15 horas
Matrícula:
R$ 2190,00
Hotéis conveniados


Nossos cursos podem ser realizados de 4 formas:

Presencial: A melhor e mais calorosa experiência, onde o aluno vem até um de nossos polos, é atendido e orientando por nossa equipe de secretárias, bem como conhece e se comunica a qualquer tempo com nossos professores, recebe kit escolares e ainda prova de uns dos cafés mais bem servidos com toda modéstia.

Ao vivo: A experiência mais tecnológica e futurista, através da internet, o aluno nos assiste, participa e envia perguntas para a mesma sala de aula dos nossos polos, por vídeo e áudio, recebendo e enviado. Podendo conhecer nossa equipe e professores por este canal, perguntar e interagir com tudo e todos em nossa plataforma e aplicativo.

Aulas Gravadas: A experiência mais flexível e rápida de estudar, através da internet, o aluno assiste tudo o que aconteceu em nossas aulas, por vídeo e áudio, recebendo o conteúdo na integra. Sendo atendido por nossos tutores e enviando suas dúvidas online aos nossos professores, e o melhor 24h por dia nossa plataforma e aplicativo.

In company: A experiência de receber nossas secretárias e professores aí em seu Município, promovendo com que todos seus colegas de trabalhos e gestores, participem de um curso personalizado e voltado para realidade do órgão. Toda nossa experiência e excelência, é promovida no local escolhido, e ainda todos alunos recebem kit escolares e materiais de apoio.



Programação

  • 1

    Sobre a Rotina do Controle Interno



    1 Atos Orientadores do C. I.
      a) Orientação técnica
      b) Instrução normativa
      c) Parecer
      d) Relatório
      e) Notificação
      f) Representação
      g) Normatização
    2 Auditorias Interna
    3 Gerenciamento de riscos
    4 Notificação formal aos agentes envolvidos
    5 Garantia do contraditório e de ampla defesa formal
    6 Medidas gerais para sanar as inconsistências ou irregularidades
    7 Medidas extremas - comunicado ao TC ou ao Ministério Público



  • 2

    Impactos da Pandemia



    1 Repasses da Lei Complementar 173/2020:
      a) Recebimento 
      b) Gestão
      c) Prestação de contas
    2 Gestão de pessoal próprio
    3 Impactos fiscais
    4 Alterações orçamentárias
    5 Excessos de Gastos
    6 Compras diretas da Lei 13.979/20:
      a) Objeto
      b) Justificativa 
      c) Dispensa
      d) Pregão
      e) Cotação
      f) Sobrepreços e superfaturamento
    7 Transparência 
    8 Normatizações locais

  • 3

    Sobre o Final de Exercício



    1 Providências específicas do final do exercício:
      a) Metas fiscais
      b) Cumprimento orçamentário
      c) Excesso de gastos
      d) Fiscalizar limites e obrigações
      e) Subvenções e convênios
      f) Relatórios e recomendações
    2 Itens Mais Comuns nas Desaprovações de Contas
      a) Resultado financeiro deficitário das fontes não vinculadas
      b) Divergência de valores ativo/passivo do balanço patrimonial
      c) Responsáveis por despesas não empenhadas
      d) Déficit das obrigações financeiras frente às disponibilidades
      e) Falhas na publicação de informações orçamentárias e financeiras
      f) Despesas sem empenho prévio
      g) Falta de encaminhamento de atos ao TCE


  • 4

    Sobre o Pós-Eleitoral



    1 Vedações da LRF (período entre as eleições e o término do mandato)
    2 Despesas com pessoal
    3 Gastos que possam gerar restos a pagar
    4 Responsabilizações pelo não cumprimento da LRF (crimes fiscais)
    5 Atividades específicas da LRF no período
    6 Os prazos estipulados pela LRF
    7 Os cuidados com o Patrimônio Municipal
    8 práticas desaconselháveis (alienações, desvios de finalidade, etc.)
    9 as obrigações perante o TCE
    10 Previsões da lei 4320/64 (lei da contabilidade pública)
    11 Índices constitucionais
    12 As conferências periódicas
    13 Os estágios da despesa

  • 5

    Sobre os Setores Estratégicos



    1 Contabilidade, orçamento e finanças
    2 Prestações de Contas
    3 Regime Previdenciário
    4 Gestão do Patrimônio
    5 Gestão dos Fundos Financeiros
    6 Gestão de obras
    7 Gestão da Saúde
    8 Gestão da Educação
    9 Assistência social
    10 Compras, Licitações e contratos
    11 Terceirizações
    12 Gestão de frotas
    13 Transparência, acesso à informação e ouvidoria
    14 Gestão de Pessoal
    15 Setor Jurídico
    16 Gestão Tributária

  • 6

    Sobre a Transição de Governo



    1 Atos de Transição (Fundamentos e base legal):
      a) Lei Federal 10.609/02
      b) Decreto Federal 7.221/10
      c) Princípio da eficiência (CF: art 37, caput)
      d) Princípio da moralidade (CF: art 37, caput)
      e) Princípio da impessoalidade (CF: art 37, caput)
      f) Princípio da legalidade (CF: art 37, caput)
      g) Princípio da continuidade administrativa (leis esparsas, doutrina e jurisprudência)
      h) Princípios da promoção do bem comum (essência do estado)
      i) Princípio republicano e democrático (CF: art. 1º, caput)
      j) Legislação local
    2 Marco Normativo:
      a) estabelecimento da regulação normativa
      b) competências, prerrogativas e deveres
      c) funcionamento dos trabalhos
    3 Providências preliminares
      a) indicação da equipe do gestor eleito
      b) nomeação da comissão
      c) definição do foco dos trabalhos
    4 Justificativas:
      a) Colaboração entre o governo atual e o governo eleito (Executivo e Legislativo)
      b) Transparência da gestão pública
      c) Planejamento da ação governamental
      d) Continuidade dos serviços prestados à sociedade
      e) Supremacia do interesse público
      f) Boa-fé e executoriedade dos atos administrativos
    5 Contemplação:
      a) Levantamento de dados e informações
      b) Realização de diagnóstico da situação do município
      c) Proposição de atividades para o início da gestão
    6 Áreas envolvidas:
      a) Planejamento estratégico, tático e operacional
      b) Finanças municipais
      c) Gestão de Pessoal
      d) Infraestrutura civil
      e) Infraestrutura em TI
      f) Suprimentos governamentais e contratos públicos
      g) Sistema de controle interno
      h) Saúde
      i) Educação
      j) Segurança pública
      k) Saneamento básico
      l) Assistência social
      m) Cultura, lazer, esporte e turismo
      n) Obras públicas
      o) Habitação, uso e ocupação do solo
      p) Transporte público
      q) Mobilidade urbana
      r) Outras que entender necessárias
    7 Diagnósticos:
      a) Atividades meio
      b) Atividades fins
      c) Coleta de dados e tratamento das informações
    8 Produção de Relatórios:
      a) Geração dos relatórios setoriais
      b) Conferências e validação dos relatórios
      c) Consolidação e geração do relatório final

- 25h (15h de aulas presenciais e 10h de TUTORIA online)

Nos 30 (trinta) dias do final do curso, o aluno terá direito a 10 (dez) horas de TUTORIA complementar!

Poderão ser enviadas até 20 (vinte) questões, que serão respondidas por docente especializado em até 3 (três) dias úteis.

**Existe outros formatos de cursos com carga horárias e valores diferentes destes.

Sobre a Rotina do Controle Interno

Docente: Jonias de Oliveira

Advogado, Professor Universitário, Consultor Jurídico, Palestrante, Pós-Graduado em Direito Constitucional, Gestão Pública e Docência no Ensino Superior, com 31 anos de atuação e mais de 1.200 temas abordados, sobre as áreas técnicas e estratégicas da Administração Pública.
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Impactos da Pandemia

Docente: Lucimara Oldani Taborda Coimbra

Advogada – professora - Mestre em Planejamento Público e Governança - Especialista em Direito Administrativo – servidora municipal - vasta experiência na área licitatória.

Sobre o Final de Exercício

Docente: João Henrique Mildenberger

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000), especialista em Administração Pública pela Unibrasil (2002). Especialista em Controladoria Interna pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004), experiência na área pública de 16 anos.

Sobre o Pós-Eleitoral

Docente: João Henrique Mildenberger

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000), especialista em Administração Pública pela Unibrasil (2002). Especialista em Controladoria Interna pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004), experiência na área pública de 16 anos.

Sobre os Setores Estratégicos

Docente: João Henrique Mildenberger

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000), especialista em Administração Pública pela Unibrasil (2002). Especialista em Controladoria Interna pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004), experiência na área pública de 16 anos.

Sobre a Transição de Governo

Docente: Jonias de Oliveira

Advogado, Professor Universitário, Consultor Jurídico, Palestrante, Pós-Graduado em Direito Constitucional, Gestão Pública e Docência no Ensino Superior, com 31 anos de atuação e mais de 1.200 temas abordados, sobre as áreas técnicas e estratégicas da Administração Pública.
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Local
Sede Unipública
Endereço
R. Des. Clotário Portugal, 39 - Centro, Curitiba - PR, 80410-220

Todos os servidores públicos e equiparados da Administração Direta e Indireta, que estejam atuando no objeto do estudo, bem como, os agentes políticos municipais.


Hotéis conveniados

Unyflex